Impacto Femoroacetabular
Também conhecido como lesão labral, o Impacto Femoroacetabular (IFA) é uma condição do quadril que ocorre quando há um conflito anormal entre a cabeça do fêmur e a cavidade acetabular (osso da bacia) durante os movimentos do quadril. Esse impacto pode resultar em danos à cartilagem articular, lesões labrais (estruturas que ajudam a estabilizar a articulação do quadril) e, com o tempo, pode contribuir para o desenvolvimento de artrose.
Existem dois tipos principais de IFA:
- Impacto tipo cam: O formato do osso da coxa (cabeça do fêmur) ou da cavidade do quadril (acetábulo) é anormal, levando a um atrito excessivo durante o movimento do quadril.
- Impacto tipo pinça: O excesso de cobertura ou sobreposição da cavidade do quadril sobre a cabeça do fêmur acaba causando um contato anormal entre essas estruturas.
Os sintomas podem incluir dor no quadril (comumente na virilha e glúteos), limitação de movimento, desconforto ao praticar atividades físicas, etc.
O tratamento pode envolver fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor do quadril, medicamentos para controlar a dor e, em alguns casos, cirurgia para corrigir a anatomia anormal e prevenir danos adicionais à articulação.